Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
o Mundo visto por quem nunca viu o Mundo
No princípio criou Afonso Henriques o nosso Portugal.
E Portugal tinha muitas terras e montes; e havia porcos e vacas sobre as terras e os montes; actualmente, pouca coisa mudou.
E disse alguém que já não interessa: Haja distritos; e houveram distritos.
E veio outro alguém que viu que os distritos eram bons; e fez esse outro alguém a separação entre distritos e concelhos.
E disse o alguém, ou seja, o primeiro alguém: Haja uma divisão no meio dos concelhos, e haja uma separação administrativa entre os concelhos.
E fez o terceiro alguém a expansão, e fez separação entre os distritos, os concelhos e as freguesias; e assim foi.
E chamou, um alguém que esteve emigrado na Bósnia muitos anos, de Portalegre a um dos distritos; e assim foi.
E disse um primo do primeiro alguém em ponto de conversa: lembras-te do Sebastião do Entroncamento, filho do Eusébio padeiro? Morreu na semana passada num acidente de caiaques a descer o Cávado. Coitado. Era um santo aquele rapaz.
E o décimo sétimo alguém, que por acaso era padre, abençoou aquele pedaço de terras e montes dizendo: Frutificai-de-vos e multiplicai-de-vos, e lembrai-de-vos sempre do Sebastião do Entroncamento.
E foi assim que um alguém, que já ninguém sabe qual deles era, foi eleito, após ganhar um torneio de sueca jogando sozinho, como o primeiro presidente, tendo decidido, em homenagem, batizar aquele pedaço de terras e montes de São Sebastião do Entroncamento ao Sul do Cávado.
Assim o distrito era Portalegre, o concelho São Sebastião do Entroncamento ao Sul do Cávado, e faltava nomear as freguesias existentes.
E havendo Passos Coelho decidido fazer uma reorganização administrativa das freguesias em 2012, foi criada, ab initio, a União de Freguesias de Pousafoles, São Pedro de France e Santa Marta das Dez da Manhã.
E abençoaram os autores esta terra; porque nela edificaram a rua da Fonte de Baixo; no dia em que os Senhores Autores criaram este blog.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.